fbpx
Blog.

Você já dirigiu com vendas nos olhos? Tenho certeza que sim!!!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Autor: Márcio Montesani

Esta pergunta intriga caro leitor, mas tenho certeza que sua resposta seria não, ou mesmo me retornaria com uma pergunta do tipo: você está louco?

Este artigo é justamente para apontar grandes distrações que temos no interior de um veículo quando da sua condução. Podemos citar algumas delas:

  1. Quantos condutores que falam no celular quando dirigem, ou mesmo digitam números nele, ou mesmo tentam ler mensagens?
  2. Quantos tentam buscar por algum objeto no porta-luvas, ou mesmo no banco de trás do veículo?
  3. Quantos tentar escolher um CD antes de trocar o que está dentro do aparelho?
  4. Quantos ficam compenetrados quando tentam acender um cigarro?
  5. Quantos ficam observando pessoas passando no outro veículo ou mesmo na calçada?

Estas são algumas das distrações que fatalmente observamos pessoas fazerem ou mesmo nos identificamos com várias delas. Alguns estudos internacionais mostram que um condutor em boas condições físicas e psíquicas tem um tempo de reação que varia de ¾ de segundo a 1,5 segundos.

Imaginemos um veículo trafegando a 72 km/h e que significa estar a 20 m/s (km/h para m/s divide-se por 3,6); se surgir uma situação inesperada como um pedestre atravessando a rua o seu tempo médio de reação seria de 1 segundo. Isso significa que estando trafegando a 72 km/h (20 m/s) seu veículo a cada segundo percorreria 20 metros e, portanto, neste tempo de reação visando não atingir este pedestre, ele reagiria freando. Com este tempo médio de reação de 1 segundo o veículo percorreria 20 metros sem ao menos iniciar a frenagem. Isso somente seria a distância percorrida em função do tempo de reação visando evitar este atropelamento.

Consegue imaginar o que seria você percorrer 20 metros até iniciar a frenagem? Significa quase 4 veículos pequenos de distância. Se esta pessoa estivesse a 20 metros de seu veículo certamente você não teria tempo hábil para evitar este acidente estando a 72 km/h.

Use este exemplo para as distrações apontadas anteriormente e que certamente você em algum momento realizou, no entanto estas distrações levam de 2 a 3 segundos e estando a 72 km/h (20 m/s) você teria de 40 a 60 metros como distância de reação e lembrando ainda que após este espaço o veículo iniciaria o processo de frenagem, ou seja, estaria percorrendo um longo trecho da via sem estar com seus olhos atentos a ela e qualquer elemento que surgisse neste espaço certamente colocaria o condutor numa elevada condição de risco.

Após estas informações você agora é capaz de responder à pergunta:

“Você já dirigiu com vendas nos olhos?”

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp